Você é normal ou natural?

blood-pressure-monitor-350930_1280Você é normal ou natural? Você já pensou nisto? Você já percebeu como existem indicadores numéricos que norteiam nossas vidas? Existe a frequência cardíaca normal, a pressão arterial normal, a idade da primeira menstruação considerada normal, o ciclo menstrual regular e normal, o Q. I. normal, o número de horas de sono considerado normal,…

Todos estes indicadores são baseados em médias populacionais e são muito importantes para nortear diagnósticos e tratamentos. No entanto, é muito importante também que tenhamos discernimento para entender que somos seres únicos e que funcionamos de maneiras diferentes uns dos outros.

Meu sistema imunológico é diferente do seu, que é diferente da pessoa que está ao seu lado e assim vai. Minha pressão é 11 x 7 e me sinto muito bem assim. Isto é natural para mim. Não preciso ter 12 x 8 para ser normal. Tenho a necessidade de dormir 7 horas por noite e em torno das 23 h e isto é importante para mim, pois me sinto recomposta no dia seguinte. Não preciso dormir 8 horas para isto. Este é o meu ritmo natural.

Conhecer o corpo e o ritmo que o faz funcionar bem é essencial para que possamos também identificar quando algo não vai bem em nós. E você? Conhece bem os seus indicadores pessoais? Sabe, por exemplo, qual é a pressão arterial natural para você? Sabe quantas horas precisa dormir para estar OK no dia seguinte? Entenda seu corpo e você verá que muitas vezes que estará impondo um ritmo que não é bom para você. Entenda qual ritmo o seu corpo gosta e toque para ele sua música preferida.

Saúde e um forte abraço.

crédito imagem: Pixabay

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta