6 passos para sair do cais e começar sua viagem pessoal.

rope-326563_1280 Você já teve a sensação de não conseguir tomar uma iniciativa, de mudar aquilo que precisa ser mudado, de dar o primeiro passo tão aconselhado pelas pessoas como sendo o começo desta mudança? Então este texto é para você. Procrastinação talvez seja a palavra que te descreva. Mas, que palavrão é este? Procrastinar algo é deixar para depois e depois e depois… Nunca chega a hora de fazer aquilo que deve ser feito porque sempre tem uma “bela” justificativa, um “belo” motivo para fazer depois.

Especialista em dar desculpas a pessoa que procrastina também se torna uma especialista de seu fracasso. E quando falo em fracasso não estou me referindo apenas a conquistas profissionais, mas acima de tudo em vencer desafios pessoais, como por exemplo, vencer sua insegurança, sua indecisão, sua preguiça. Duro admitir que somos preguiçosos. Triste constatar que o que se desejava não foi ou não está sendo alcançado porque não queremos levantar mais cedo ou ficar até mais tarde naquela tarefa.

Sabe aquela frase: Deus ajuda a quem cedo madruga! Não apenas Deus ajuda, mas também se ajuda quem rompe a inércia e se coloca em movimento. Mudar a direção, corrigir a rota é muito mais fácil quando se está em movimento.

Imagine: Digamos que você seja um experiente comandante de um grande navio que está atracado. Você precisa manobrar este navio para ganhar o mar e seguir sua viagem rumo ao seu destino.

Qual a primeira coisa que você irá fazer?

Primeiro você precisa colocar este navio em movimento para depois manobrá-lo e colocá-lo na direção desejada. Portanto, se deseja mudar sua vida saiba que enquanto estiver atracado neste cais seguro não conseguirá mudar de fato sua paisagem. Vamos viajar então?

  1. Primeiro pense no que deseja, onde quer chegar. Tenha este objetivo bem claro.
  2. Liste as ações necessárias para se alcançar o destino.
  3. Comece a se movimentar realizando pequenas ações que já te mobilizam na direção desejada. Pode ser uma mudança de horário, por exemplo.
  4. Além de seu objetivo final, seu destino final, saiba que precisará de metas mensais, semanais e diárias. Já pensou em usar uma agenda ou caderno para isso? Escrever é uma forma de começar a concretizar o que se deseja, pois se torna visível através da palavra escrita.
  5. Tenha ao menos uma ação concreta por dia – lembra da sua lista? Pode ser um contato por telefone, e-mail ou mensagem, um texto ou parte dele, uma pesquisa de preço, algo que faça parte das ações necessárias para realizar esta viagem.
  6. Observe, você já se colocou em movimento e está colocando seu navio na direção desejada. Reveja suas ações e as atualize ao menos uma vez por semana. Isto te ajudará a refletir também sobre novas estratégias.

Está conseguindo cumprir seu dia, sua semana? Parabéns! Aproveite a viagem e seus aprendizados, pois seu horizonte nunca mais será o mesmo.

crédito imagem: Pixabay

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta