Dr. Abrão Cury no Jornal Nacional

 

No dia 2 de junho de 2015, o Dr. Abrão Cury, presidente da SBCM/SP falou ao Jornal Nacional, da TV Globo, sobre os malefícios da poluição do ar. Assista emhttp://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/06/oms-diz-que-poluicao-atmosferica-mata-oito-milhoes-de-pessoas-por-ano.html

 

Homenagem ao Dr. Adib Jatene

 

Foi o grande propulsor da Cardiologia no país. De fato, hoje (14 de novembro de 2014), ficamos todos um pouco órfãos pela perda do ilustre professor, mas seus exemplos de competência dedicação e honradez viverão para sempre.

Dr. Abrão José Cury Jr, presidente da SBCM/SP

 

Muitos corações hoje e sempre agradecem o trabalho, a dedicação, a persistência e a obstinação do Dr. Adib Jatene, que se traduzem em seu principal legado: milhares de vidas salvas.

 

O renomado cardiologista nasceu em Xapuri, no Acre, em 1929, foi cirurgião, professor, inventor e cientista. Casado com Aurice, o professor Adib deixa três filhos para a Cardiologia, os médicos Fábio, Ieda e Marcelo, e uma filha para a Arquitetura, Iara. Filho de imigrantes árabes, formado em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP), onde foi professor, é responsável pela formação de alguns dos mais importantes cardiologistas brasileiros da atualidade.

 

Em 1957, em Uberaba (MG), foi professor de Anatomia Topográfica, onde montou seu primeiro modelo de coração artificial. Em 1958, retornou para o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e para o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia da Secretaria de Estado da Saúde, onde atuava como cirurgião.

 

Na época, organizou o laboratório experimental e de pesquisa, no qual desenvolveu e construiu o primeiro coração-pulmão artificial do Hospital das Clínicas. Em 1961, fixou se no Dante Pazzanese, tendo atuado como chefe do Laboratório Experimental e de Pesquisa, chefe de Seção de Cirurgia, diretor médico e diretor geral. Organizou a Oficina de Bioengenharia, onde foram estudados, planejados e desenvolvidos vários instrumentos e aparelhos, alguns originais. A oficina foi transformada no Centro Técnico de Pesquisas e Experimentos, em 1982.

 

Fez grandes contribuições no campo da cirurgia de revascularização do miocárdio e da cirurgia de cardiopatias congênitas. Descreveu a técnica de correção de transposição dos grandes vasos da base, conhecida como Operação de Jatene, empregada com sucesso em vários serviços de cirurgia cardíaca no mundo.

 

O professor Adib Jatene foi secretário estadual de Saúde e duas vezes ministro da Saúde. Desenvolveu mais de 300 trabalhos científicos publicados em revistas indexadas e mais de 100 publicados e citados na literatura, chegando a ser membro de cerca de 30 sociedades científicas de vários países e recebeu quase 200 títulos e honrarias. Em 1998, foi admitido na Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe Grã-Cruz, tendo seu mérito reconhecido.

 

Um exemplo de profissional e cidadão, cujo sucesso segue vivo no coração de muitos e muitos brasileiros.

Encontro em São José dos Campos

 

No dia 7 de dezembro de 2013, o Capítulo São José dos Campos da Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM/SP) recebeu a visita do professor Dr. Abrão Cury, vice-presidente da SBCM/SP, que falou sobre o X Congresso Paulista de Clínica Médica, que acontece em 2014, quando a Sociedade Brasileira de Clínica Médica completa 25 anos de fundação. “Contamos com grande participação e representação de médicos clínicos do Vale do Paraíba”, garante o Dr. João Manoel Theotonio (foto), diretor do Capítulo de São José dos Campos da SBCM/SP.

Diretores da SBCM/SP participam de evento na Espanha

 

 

Dr. Roberto Raduan, presidente da SBCM/SP, e Dr. Abrão Cury, vice-presidente da SBCM/SP, participaram do simpósio Global Interchange on Diabetes in Primary Care, na Espanha, em outubro. Os médicos brasileiros, especialmente convidados para o evento, que abordou aspectos atuais do diagnóstico e do tratamento da diabetes, tiveram a honra de representar a Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM/SP). O Dr. Raduan e o Dr. Abrão, especialistas em clínica médica, têm grande experiência no atendimento de diabéticos e compartilharam experiência com médicos dos mais diversos países. Em abril de 2013, a SBCM/SP promove um simpósio sobre esse tema, que também abordará aspectos relevantes da anticoagulação.

Dr. Abrão Cury no Jornal Nacional e ao Jornal da Record News

 

Dr. Abrão Cury Jr. fala ao Jornal Nacional, da TV Globo, no dia 2 de novembro de 2013, sobre os efeitos da melhoria da gasolina na poluição e consequentemente na saúde. Assista!

 

No dia 14 de novembro, o Dr. Abrão deu entrevista ao Jornal da Record News sobre medicamento para colesterol. Confira!

 

SBCM/SP fortalece parceria com a APM

 

O Dr. Abrão Cury, presidente da SBCM/SP, assumiu a presidência do Departamento Científico de Clínica Médica da Associação Paulista de Medicina (APM). Sua missão é desenvolver atividades científicas dirigidas aos clínicos gerais e, para tanto, também conta com Dr. Antonio Carlos Barbosa C de Souza, de São Paulo, 1º Secretário; Dr. Willian Nassif Haddad, Jundiaí, 2º Secretário; e  Dr. Wallace N Scott Jr, São Paulo, Coordenador Científico.