O que Gandhi nos ensina em uma frase apenas.

mohandas-karamchand-gandhi-67483_1920Já falei sobre emoções e reações e quero fazer uma relação com uma frase do Gandhi que tem tudo a ver com isso. Ele dizia: Nobody can hurt me without my permission! Ou seja, Ninguém pode me ferir sem minha permissão. Esta frase nos faz perceber que temos o total poder de autorizar ou não que alguém nos fira. No entanto, apesar de ser uma afirmação que a gente perceba verdade nela, nem sempre é fácil de vivenciá-la. Temos reações aos fatos de nossa vida, mas a grande questão é perceber que podemos escolher estas reações.

Na medida que passamos a ser observadores dos fatos em si, que por si só não são nem negativos e nem positivos, são fatos apenas, conseguimos enxergar o que estamos agregando a eles. Somos nós que o carregamos de significado e damos a eles peso ou leveza.

Alguém já te contou algo de forma tranquila e você ficou ansioso ou triste com aquela história? Ou, alguém já te contou algo de forma séria e você achou engraçado? Por que você percebeu o fato diferente daquela pessoa que te contou? Simplesmente porque você viu aquele fato através da sua lente que é diferente da lente do outro. Às vezes a sua lente não dava o mesmo significado porque você teve experiências de vida diferentes da do outro. Mas, o que fazer para que os fatos negativos não nos abalem, nos tirem do centro de nós mesmos, nos faça ter reações negativas e prejudiciais a nossa saúde?

Penso que o primeiro exercício é a observação. No começo nos esquecemos algumas vezes de observar e reagimos segundo os nossos condicionamentos. Depois, vamos ficando mais conscientes e conseguindo dar um distanciamento dos fatos que nos permite enxergá-lo melhor. É um exercício. É uma tomada de consciência que nos leva a ser observadores e, aí meu amigo, você chegou no ponto que você pode dar permissão ou não para que as coisas te atinjam. Você consegue perceber exatamente os elementos que está agregando e você pode decidir por fazer isso ou não.

Então, o que acha de exercitar a observação dos fatos simplesmente? Se conseguir fazer isto, você pode compartilhar conosco a sua experiência. Fique à vontade!

 crédito imagem: Pixabay

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta