Por favor, se mexa.

blood-75301_640Está sentado? Pode levantar. Em pé? pode sentar, andar, se colocar em movimento. Circulando, por favor. Nosso corpo, esqueleto com seus músculos e todos os tecidos moles que o envolvem, precisa de movimento para se manter saudável. Todas estas estruturas são irrigadas pelo sistema sanguíneo e o sangue é impulsionado pelos batimentos do coração e pela contração muscular. Então vamos por estes músculos para contrair e relaxar. Muitas vezes as pessoas me perguntam qual é a melhor postura para fazer isto ou aquilo. A melhor postura é a dinâmica e não a estática. Então estas mesmas pessoas falam: mas para digitar, realizar uma tarefa que exija mais precisão, concentração, seja em casa ou no trabalho eu preciso ficar parado. Sim, concordo.

Toda atividade que você precisa de uma coordenação motora mais fina, precisa olhar mais de perto, a tendência natural é adotar uma postura estática, fixa, parada. Mas, por quanto tempo? Aí é que está o grande problema. Quando ficamos muito tempo parados a circulação sanguínea é mais lenta e às vezes fica até mesmo prejudicada por alguma compressão, da borda do assento da cadeira, por exemplo.

Então, se temos que realizar uma tarefa com estas características, devemos sempre respeitar o nosso corpo não impondo grandes períodos. O que se recomenda é a cada 50 minutos alternar a postura.

Se você está no computador, por exemplo, saiba que precisa se levantar, andar um pouco, olhar para longe. Isso mesmo, olhar para longe, pois no nosso olho também tem um pequeno músculo, que se chama músculo ciliar e que fica todo contraído quando se está focando algo de perto, como a tela do computador, por exemplo. Então, olhar para longe faz com que ele relaxe.

Essa máquina tem que ter uma boa irrigação sanguínea para se manter saudável.

Então, levanta daí e dá uma volta. Seu corpo agradece e você fica mais saudável.

Saúde e até breve.

crédito imagem: Pixabay

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