Por que devo olhar para o horizonte?

telescope-300339_1920(1)Quando falo em olhar para o horizonte não estou me referindo apenas a olhar para frente na vida. Não estou apenas falando para quem está triste e de cabeça baixa. Na realidade, estou falando para todos e inclusive para quem está de cabeça muito erguida. Repare que eu disse muito erguida. Mas o que eu quero dizer com isso? Quero dizer que devemos posicionar nossa cabeça, e aqui quero dizer nossa cabeça mesmo e não nossa mente, na posição neutra. Explico melhor:

Nosso pescoço, ou melhor, nossa coluna cervical tem uma curvatura anatômica onde as vértebras estão bem posicionadas, equilibradas e encaixadas. Se eu olho para baixo esta curvatura diminui, ela se retifica e todo aquele equilíbrio e encaixe se modifica (veja o Raio X à esquerda do texto). O mesmo acontece se eu olho para cima, só que em vez de diminuir esta curvatura aumenta (veja o Raio X à direita do texto).

Então a coluna cervical se encontra bem posicionada quando temos o nosso olhar voltado para o horizonte. Ela preserva a curvatura e não sobrecarrega todas as estruturas internas, como os discos intervertebrais, músculos, ligamentos, cápsulas articulares, nervos e medula.

Então, no nosso dia a dia devemos buscar esta posição neutra da cabeça. Isso podemos fazer principalmente quando estivermos utilizando o computador, assistindo a televisão, conversando com alguém, andando e correndo. Quero deixar bem claro que em se tratando do corpo humano o movimento é sempre muito bem vindo e não é para ninguém ficar parecendo um busto de praça pública. Devemos olhar em todas as direções, mas devemos ter consciência que devemos sempre voltar para o centro de nós mesmos e olhar em frente com a mente e com os olhos.

crédito imagem: Pixabay

 

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta