X Congresso Paulista de Clínica Médica 2014

Congresso reúne mais de mil profissionais da saúde de todo o país.
A décima edição do Congresso Paulista de Clínica Médica, realizado na capital paulista, reuniu mais de mil congressistas e começou com a assembleia que elegeu o Dr. Abrão Cury presidente da Regional São Paulo da Sociedade Paulista de Clínica Médica (SBCM/SP), em 2014 e 2015. No dia 4 de abril, foi realizada a solenidade de abertura, na qual a mesa diretora foi formada pelos médicos Celmo Porto, Antonio Célio Moreno, Roberto Raduan, Abrão Cury, Mário Cardoso e Milton Luiz Gorzoni. Ao longo da cerimônia, juntou-se à mesa Ruy Tanigawa, representante da Associação Paulista de Medicina (APM).

O Dr. Abrão Cury lembrou que a Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) chegou a 25 anos de fundação, enquanto a regional paulista tem 23, tendo conquistado lugar de destaque no cenário nacional, em especial, na luta pela valorização do médico generalista. Destacou o papel do Dr. Antonio Carlos Lopes, presidente da SBCM, no crescimento e fortalecimento da especialidade, o que levou à homenagem realizada ao médico na cerimônia, assim como a participação do Dr. Mario Cardoso, representante do presidente da SBCM. Falou do esforço e da dedicação que um evento, como o Congresso de Clínica Médica, exige, mas garantiu que a presença dos profissionais da saúde é a recompensa. Finalmente, agradeceu o trabalho das equipes de apoio e a paciência dos familiares. O Dr. Antonio Célio Moreno, representando a secretaria municipal de Saúde de São Paulo, trouxe uma palavra de estímulo aos congressistas, garantindo que o Clínico Geral é fundamental para o serviço público de saúde. Finalmente, o Dr. Roberto Raduan, presidente da SBCM/SP 2013- 2014, mostrou-se orgulhoso em ver os congressistas ávidos por aprender e recomendou a todos que façam a prova de especialista em Clínica Médica, título que pode ser considerado como patrimônio.

Homenagens - Uma das tradições do Congresso Paulista de Clínica Médica é homenagear os médicos que se destacaram por sua contribuição à Medicina. Em 2014, o Dr. Roberto Raduan ficou feliz em reconhecer o valor do Dr. Celmo Porto, exemplo de dignidade e estímulo às novas gerações. O homenageado ficou agradecido e, em suas palavras, cheio de endorfinas. O Dr. Abrão, por sua vez, fez questão de ser portador da homenagem ao Dr. Milton Luiz Gorzoni, que contribuiu para o crescimento da Clínica Médica. Também agradecido, o médico falou da alegria de ver os jovens no Congresso e enfatizou: ” Quem é um bom clínico, é um bom especialista”. O Dr. Antonio Carlos Lopes também foi homenageado e, na cerimônia, foi representado pelo Dr. Mário Cardoso que resgatou a história da Clínica Médica, reconhecida como especialidade quando foi presidente da Associação Médica Brasileira, época em que a Clínica Médica era vista como falta de especialidade. Remontou à fundação da SBCM e destacou a importância de médicos como o Dr. Lopes e o Dr. Abrão para a consolidação da Clínica Médica.

Trabalhos científicos premiados - O prêmio Antonio Carlos Lopes - Melhor Trabalho Área Acadêmica foi para Lucas Ferreira Theotonio dos Santos, autor do trabalho “Avaliação dos parâmetros eletrocardiográfico, ecocardiográfico e de teste ergométrico de atletas brasileiras de alto rendimento do futebol feminino - Follow up de 1 ano”. Gabriela Romano de Oliveira recebeu o Prêmio Michel Batlouni - Melhor Trabalho Área Médica pelo tema livre “Avaliação da espiritualidade e religiosidade dos médicos da Faculdade de Medicina de Marília e implicações frente sua prática clínica”.

Orientação gratuita de RPG e Pilates - Equipe de fisioterapeutas, em estande na área comercial, orientou gratuitamente os congressistas sobre a importância, aplicações e funcionamento da atividade física Pilates e do método Reeducação Postural Global, conhecido como RPG. Oportunidade única para os profissionais da saúde conhecer os benefícios dessas atividades e aprender quando indicar e como orientar seus pacientes. A equipe foi formada por Edna Pereira Miranda, Ana Carolina Spinelli Ricci Cinanena, Anna Carolina Jorge Gonçalves e Carolina Campos Salgado.